quarta-feira, 27 de março de 2019

MAIS PEÇAS DO ACERVO

Tecido Copta-egípcio(100-400d.C)período, dominação romana







Pompeia Plotina (em latim: Pompeia Plotina Claudia Phoebe Piso  121-) foi  esposa do imperador Trajano. Ela ficou famosa ,por seu interesse pela filosofia e por sua virtude, dignidade e simplicidade. Plotina era particularmente devota da escola epicurista de Atenas.
Plotina também influenciou diversos aspectos da vida romana de sua época, desde impostos mais justos até obras de caridade para os pobres, inclusive melhorias na educação.

Impressão 3D  no qual fiz os acabamentos necessários  criar a base em gêsso, depois pintura para imitar mármore.





Marco Túlio Cícero (106–43 a.C.)
 Em  latim: Marcus Tullius Cicero,  foi  advogado, senador, escritor, orador e filósofo ,viveu durante a época da República romana  do gens Túlia foi eleito cônsul em 63 a.C. Era filho de Cícero, o velho e Élvia ,teve dois filhos,Cícero, o jovem , consul no ano 30 a.C, e Túlia, Cícero nasceu numa rica família municipal de Roma da ordem equestre , foi um dos maiores oradores e escritores em prosa da Roma antiga.
Sua influência na  língua latina foi tão imensa, que acredita-se que toda a história  posterior da prosa, não só no Latim, como nas línguas europeias, séculos depois, no século XIX . Cícero introduziu os romanos às principais escolas de filosofia grega , criou um vocabulário filosófico latino, até neologismos  como evidentia, humanitas, qualitas,quantitas,essentia.foi também tradutor .Quando da redescoberta da correspondencia de Cicero, que conseguiu sobreviver ao fim do Império Romano , séculos mais tarde por Petrarca, é o inicio do que chamamos de, Renascimento, no século XIV,onde  se resgata a cultura romana clássica.Segundo o historiador polonês  Tadeusz Zieliński, " o Renascimento era, acima de tudo, um reviver de Cícero e, apenas depois dele e através dele, do resto da antiguidade clássica".

Impressão 3D  no qual fiz os acabamentos necessários  criar a base em gêsso, depois pintura para imitar mármore.

Busto de Septimius Severus 3 D

 

Colar de escravo de Zozinus
No colar a inscrição:
FVGITENEMECVMREVOC
VERISMEˇDMˇ ZONINOACCIPISSOLIDVM ⸙

Expandida e pontuada, esta inscrição diz “Fugi, tene me. cum
revoc (a) veris me d (omino) m (e o) Zonino, accipis solidum ” 
 
tradução: Eu fugi; me segure. Quando você me trouxer de volta ao meu senhor Zoninus, você receberá uma moeda de ouro

um dos cerca de 45 colares sobreviventes que datam todos dos séculos IV e V d.C. A maioria foi encontrada em Roma e na Itália central,  três vieram das cidades do norte da África de Thelepte, Lambaesis, Bulla Regia. O colar de Zoninus é o único conhecido com a etiqueta(bronze) ainda pendurada em seu anel de pescoço(ferro). As inscrições normalmente pedem ao observador que impeça o usuário de fugir. Muitos nomeiam o proprietário do escravo, e fornecem um endereço, para devolve-lo. Zoninus é único, pois promete uma recompensa. Nem todos os escravizados eram obrigados a usar tais coleiras; os estudiosos os interpretaram como uma punição, por uma tentativa de fuga, e uma alternativa à prática romana, de longa data, de tatuar escravos fugitivos, no rosto. O colar é evidência física direta da escravidão romana. Diz-nos algo como as pessoas escravizadas eram tratadas e vistas, e o que vivenciaram; pode ajudar a esclarecer ideias e práticas de aplicação das leis sobre, propriedade e trabalho.  A etiqueta pendente foi cortada de uma folha de bronze em  forma quadrada com cantos arredondados, com uma longa extensão em forma de fita cilíndrico no topo. Essa extensão foi dobrada para a frente formando um aro de fixação embutido, que era então fechada com rebites. O anel do pescoço está fortemente corroído, mas parece ter sido feito de um fio de ferro dobrado e rebitado nas pontas. Ao longo da era romana, a fuga de escravos era uma preocupação dos proprietários punida com açoites,  e a já mencionada tatuagem de letras ou palavras na testa. O colar de  Zoninus e outras coleiras de escravos, são um fenômeno da escravidão urbana no período cristão primitivo, no Império Romano ocidental, especialmente na cidade de Roma.Os colares de escravos romanos mostram como a cultura romana visual, epigráfica e material foi organizada para explicar e fazer cumprir as ideias sobre a propriedade humana.  

domingo, 26 de março de 2017

SÍMBOLOS ROMANOS NA HISTÓRIA RECENTE



Ao longo da História ,muitas países, se utilizaram da simbologia  romana em suas nações, mostrando assim, que desejavam que seus países também tivessem uma longevidade tão grande, quanto a do Império romano.
A civilização romana a mais próxima de nós, que teve uma duração de mais de mil anos, se considerarmos o império romano do oriente, Bizâncio fundado pelo imperador romano Constântino.
 É a civilização que mais moldou o mundo ocidental, sua herança está espalhada nas linguas, literatura, arte, arquitetura, mesmo que hoje mais estilizada, modernizada, ainda se faz presente.
Assim nada mais normal que no decorrer dos últimos 2000 anos, todas as nações que se formaram, muitas delas antigas províncias romanas , se apossassem de sua simbologia, símbolos estes associados a poder, força, sagrado.
Vejamos alguns exemplos: 

                                    EUA


Os chamados pais fundadores dos EUA, foram homens de grande cultura, conhecedores e  admiradores do mundo clássico, em especial da História Romana, então nada mais  óbvio do que utilizar os símbolos romanos para ilustrar a nova nação que nascia, e o que eles esperavam que ela se tornasse, um grande império,  en termos de riqueza, poder, e cultura.A águia  foi escolhida como um destes símbolos devido a sua altivez, tamanho e majestade, no mundo romano  era considerada sagrada e símbolo da força,
era um dos distintivos das legiões , a "aquila"feita de ouro ou bronze dourado,era o estandarte mais importante do mundo romano perde-lo em batalha para o inimigo era a pior desonra para uma legião que era considerada amaldiçoada.
Abaixo vemos o escudo dos Estados Unidos da América e uma moeda de dolar :A águia segura em uma das garras um ramo de oliveira(sagrada para os antigos romanos e gregos)na outra 13 flechas(simbolizando as treze colônias) no bico um listel com a frase em latim a lingua do mundo romano, "E pluribus unum")de muitos, um







                                                                         
                           FRANÇA


A França também adotou muitos simbolos romanos principalmente na era napoleonica, a direita o emblema de Napoleão, onde vemos a águia , uma coroa de louros, e o N de seu nome, a direita uma águia de um estandarte do 1º Esquadrão de Granadeiros a cavalo da guarda  imperial(século XIX),até mesmo a mobilia da época de Napoleão era influenciada pela simbologia romana, como vemos na figura de uma cama, onde se vem os "fasces"(feixes de varas de ébano amarrados ritualmente tendo no centro um ascia(machadinho)e arcos.

Ficheiro:Emblem of Napoleon Bonaparte.svg


















ALEMANHA NAZISTA



Adolf Hitler também sonhou em ser um novo "cesar", e que o 3ºReich duraria mil anos, como o Império Romano, também ele utilizou os símbolos romanos em sua simbologia nazista,  alguns exemplos mais conhecidos, como a águia, a cor vermelha, usual nas legiões romanas, foi usada em braçadeiras, e bandeiras.




 
Decoração dos edifícios oficiais Nazistas








 Estandarte com águia, coroa de louro, e suástica em  seu centro, uma imitação dos antigos estandartes romanos das legiões,sobre o edifício o mesmo tema se repete, a águia sobre louros.

 


A suástica das bandeiras nazistas, no mundo romano  tinham outra função elas simbolizavam o desejo de boa sorte , dai sua presença nos mosaicos dos pisos das casas , desejando boa sorte aos seus moradores.
















                                                             ITÁLIA FASCISTA

Algo semelhante aconteceu na Itália, o berço do mundo romano, o ditador Benito Mussolini, que criou o Facismo, palavra derivada do latim "Fascio"  que significava feixe,  o facismo se apropriou  de um símbolo de poder da antiga Roma, o fascio o feixe de varas de ébano com um ascia(machado)no centro, tudo amarado com uma fita, era exibido por vários lictores que iam a frente de um magistrado quando este saia , este fascio representava a união do povo em torno da justiça.


 
Um lictor segurando um fasces. os lictores precediam o magistrado



Simbolo Do Fascismo 
Símbolo do Facismo

domingo, 25 de setembro de 2016

HAJA PACIÊNCIA........................





A " FALTA DE CULTURA" É ALGO ESTRANHHO, PSICOLÓGICAMENTE FALANDO,  É GERALMENTE ASSOCIADA  A FALTA DE INSTRUÇÃO, DE LEITURAS, DE INTERESSES, PODEMOS DIZER QUE ESTE FATOR É EM PARTE RESPONSÁVEL, MAS NÃO TOTALMENTE, QUANTAS VEZES ME DEPAREI COM NOTÍCIAS DE UM CATADOR SEM ESTUDO, RECOLHENDO LIVROS JOGADOS NO LIXO, PARA FORMAR UMA BIBLIOTECA PARA SI, OU PARA SEU BAIRRO, ENQUANTO QUE O DONO " LETRADO" E "INSTRUIDO" JOGOU ESTES LIVROS E AS VEZES UMA BIBLIOTECA INTEIRA NO LIXO. PORTANTO O FATOR INSTRUÇÃO, NÃO É O FATOR VITAL DE TORNAR UMA PESSOA CULTA, PODE AJUDAR ALGUNS, MAS A OUTROS NÃO FAZ DIFERENÇA.O DESINTERESSE CULTURAL PODE TAMBÉM SER DEVIDO AO DESCONHECIMENTO COMPLETO DE DETERMINADO ASSUNTO, VOCÊ NÃO PODE GOSTAR DE ALGO QUE DESCONHEÇE TOTALMENTE.MAS  MESMO TENTANDO EXPLICAR, EXISTEM MUITOS CASOS EM QUE NÃO HÁ EXPLICAÇÃO , QUANDO PESSOAS COM FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA E CONHECIMENTOS SOBRE MUITOS ASSUNTOS, MESTRES , DOUTORES , SE MOSTRAM POSSUIDORES DE OPINIÕES, DIRIAMOS EXDRÚXULAS, OU POR QUE NÃO DIZER ESTÚPIDAS EM RELAÇÃO AOS MUSEUS, SEUS ACERVOS.O TÍTULO DO TEXTO MAIS OU MENOS ESCLARECE  O TIPO DE PROBLEMA QUE MUITOS MUSEUS ENFRENTAM COM SEUS "VISITANTES", ESTES, MUITAS VEZES DEMONSTRAM  OPINIÕES, COMENTÁRIOS, E POR VEZES ACÕES, POUCO CONDIZENTES COM PESSOAS DE BOM SENSO.
DAREI TRÊS EXEMPLOS DESAGRADAVEIS  DOS QUAIS SOUBE:




EXEMPLO 01 – TODO MUSEU TEM DE SER GIGANTESCO
ESTE COMENTÁRIO SE REFERE AOS PEQUENOS MUSEUS, MAIORIA NO BRASIL, MUNICIPAIS, OU PARTICULARES, OU SEJA. MUSEUS QUE VIVEM EM EXTREMA DIFICULDADE EM SUA MAIORIA, SE MUNICIPAL, SERÁ O ÚLTIMO A RECEBER VERBAS, SE RECEBER, MUSEU NUNCA FOI PRIORIDADE, , A MAIORIA DAS CIDADES NEM SEQUER TEM UM , E NEM TEM INTERESSE EM CRIAR UM MUSEU.
OS MUSEUS PARTICULARES,  QUE EXISTEM MAS NÃO SÃO TÃO COMUNS, VIVEM DA POUCA RENDA(SALÁRIO) DE SEUS FUNDADORES,  ALGUNS AINDA SIM, INSISTEM EM SER GRATUITOS, OUTROS COBRAM  EM MÉDIA 5  OU 10 REAIS, PELA ENTRADA ,PARA AJUDAR A PAGAR ALGUNS CUSTOS, COMO ILUMINAÇÃO, LIMPEZA, E ÁGUA(BANHEIROS) E ALGUM OUTRO GASTO. A MAIORIA DOS VISITANTES BRASILEIROS,  TEM IDÉIAS MEGALOMANIACAS,  TUDO TEM DE SER GIGANTESCO, NÃO SE CONFORMAM COM MUSEUS DE TAMANHO REDUZIDO,   NÃO LEVANDO EM CONTA AS DIFICULDADES DE SEUS PROPRIETÁRIOS EM MANTÊ-LOS ABERTOS, SÃO OUVIDAS  RECLAMAÇÕES, TIPO: ” SÓ TRÊS SALAS”, “ SÓ ISSO”,  DIRIA VOCÊ, É O TIPICO PENSAMENTO DE UMA MENTE SEM INSTRUÇÃO, NÃO, JUSTAMENTE  O CONTRÁRIO,  COMENTÁRIOS DE PESSOAS DITAS “INSTRUIDAS” ,  EM SUA MAIORIA,  ESTES  “ESTÚPIDOS” COMENTÁRIOS, SOAM ESTRANHOS EM UM PAÍS, ONDE A MAIORIA DAS CIDADES NÃO TEM MUSEUS, OS GRANDES MUSEUS, CAMBALEIAM  DECADÊNTES, POR FALTA DE VERBAS, E FALTA DE PESSOAL COMPETÊNTE PARA SUA MANUTENÇÃO. 

OS PEQUENOS MUSEUS PARTICULARES  VIVEM SEM AJUDA GOVERNAMENTAL, POIS COMO "PARTIULARES" CREẼM ELES QUE SÃO POSSUIDORES DE VERBAS POLPUDAS, É PARTICULAR TEM DINHEIRO.

EXEMPLO 02 - ESSE MUSEU SÓ TEM RÉPLICAS??????

 POUCO TEMPO ATRÁS, UM AMIGO QUE TEM UM MUSEU PARTICULAR ME CONFIDENCIAVA, SOBRE UMA VISITANTE, QUE CHEGOU, OLHOU, NADA PERGUNTOU, E PARTIU. SEMANAS MAIS TARDE O REFERIDO DONO DO MUSEU OLHANDO AS AVALIAÇÕES NO TRIPVISOR SE DEPARA COM A AVALIAÇÃO DA VISITANTE "CALADA", RESULTADO "RUIM", INDIGNADA  A AZEDA VISITANTE DESPEJOU  SUAS CRÍTICAS, "PEQUENO, NO SUBURBIO, SÓ RÉPLICAS".ESTA VISITANTE TRATAVA-SE DE UMA ADVOGADA PORTANTO "INSTRUIDA", REDONDO ENGANO,VEMOS AQUI UMA DAS PRAGAS  EM TERRAS BRASILEIRAS, O "VISITANTE  CAIPIRA", ESTE SÓ ESPERA VER OBJETOS ORIGINAIS, MAS SE EXISTEM NÃO DA A MÍNIMA ATENÇÃO A ELES APENAS UM OLHAR DESINTERESSADO E RÁPIDO, NÃO CHEGAM NEM A LER AS INFORMAÇÕES NAS ETIQUETAS QUE ACOMPANHAM AS PEÇAS, POIS SE NOSSA " AZEDA E CHUCRA" VISITANTE TIVESSE LIDO AS INFORMAÇÕES VERIA QUE VÁRIOS OBJETOS NO MUSEU QUE VISITOU ERAM ORIGINAIS, EM PAISES "CIVILIZADOS" COM EUA, FRANÇA, ITÁLIA, ESPANHA, ETC É COMUM SE ENCONTRAR EM GRANDES MUSEUS COLEÇÕES FACSIMILARES OU SEJA CÓPIAS IDÊNTICAS DO OBJETO ORIGINAL, QUE PERTENCE A OUTRO MUSEU, MUITOS DESTES FACSIMILES ACABARAM SE TORNANDO "ORIGINAIS", POIS OS VERDADEIROS FORAM DESTRUIDOS DURANTE A II GUERRA MUNDIAL, QUANDO MUITOS MUSEUS FORAM DESTRUIDOS POR BOMBARDEIOS,OCASIONANDO A PERDA IRREPARÁVEL DE COLEÇÕES DE ESTATUÁRIA CLÁSSICA, POR EXEMPLO.FELIZMENTE DÉCADAS ANTES FORAM TIRADAS CÓPIAS(FACSIMILES) DE MUITAS DESTAS OBRAS E DOADAS OU COMPRADAS POR OUTROS MUSEUS AO REDOR DO MUNDO, MAS EM NOSSO POBRE PAIS, A MENTALIDADE DOS "INSTRUIDOS" COMO NOSSA VISITANTE, E MESMO DENTRO DO MUNDO ACADÊMICO ONDE DOUTOS  ACADÊMICOS, MOSTRAM O MESMO MENOSPREZO POR ESTAS CÓPIAS,"PORCARIAS SEM VALOR" , ESTE É O LADO "NEGRO" DOS "INSTRUIDOS".NA EUROPA JÁ SE FIZERAM PROPOSTAS DE REPRODUZIR ESTATUARIA , PINTURAS, PARA ENVIAR A OUTROS MUSEUS, POIS NEM TODOS PODEM ATRAVESSAR O CONTINENTE PARA TER ACESSO A OBRAS ESPALHADAS PELOS 4 CANTOS DO MUNDO.A MAIORIA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA JAMAIS TERÁ ACESSO A MONALISA OU AS MARAVILHOSA ESTÁTUÁRIA EXISTENTE NO MUSEU DE ATENAS, MAS SEUS FACSIMILIS PODEM VIR ATÉ NÓS.MESMO AQUI AS DIFICULDADES SÃO IMENSAS MUITOS ALUNOS NÃO PODEM IR A UM MUSEU NA PRÓPRIA CIDADE OU PORQUE MORAM LONGE, O UM MUSEU EXISTE EM OUTRA CIDADE IGUALMENTE LONGE.



EXEMPLO 03 – TEM DE PAGAR?QUE ABSURDO

ESTE, É OUTRO  PROBLEMA EM RELAÇÃO AOS VISITANTES BRASILEIROS, ACHAM QUE TUDO DEVE SER GRATUITO, ESTÃO ACOSTUMADOS A PAGAR TUDO , MAS QUANDO  SE TRATA DE MUSEU, ACHAM QUE DEVERIA SER  DE “GRAÇA”, SABEM PERFEITAMNTE QUE TUDO TEM CUSTO PARA SE MANTER  UM MUSEU (LIMPEZA, ÁGUA(BANHEIROS), ILUMINAÇÃO DAS VITRINES, PAGAMENTO DE PESSOAL, MANUTENÇÃO DO EDIFICIO), NO CASO DE MUSEUS GOVERNAMENTAIS,  ENFIM,  NOSSOS VISITANTES  ACHAM INJUSTO, QUE SE COBRE, POIS PAGAM IMPOSTOS, INFELIZMENTE COM A CORRUPÇÃO EXISTENTE, COMO MENCIONEI EM TEXTO ANTERIOR, FAZ DO MUSEU  O ÚLTIMO A RECEBER RECURSOS FINANCEIROS, QUANDO RECEBE.
OS PARTICULARES ENTÃO, SE NÃO TIVEREM ALGUMA COBRANÇA, NÃO SOBREVEM, O QUE COBRAM , MAL COBRE OS CUSTOS.
 VOLTEMOS AOS “INCULTOS” , OUTRO EXEMPLO,  CITEMOS OUTRA VISITA INGLÓRIA, AO MUSEU DE MEU AMIGO, UM  “PROFESSOR” DA REDE ESTADUAL DE ENSINO, DE UMA CIDADE DO OESTE DO PARANÁ, CHEGOU COM  ESPOSA E FILHA  ,  INFORMADO  QUE  DEVERIA PAGAR  PARA  FAZER A VISITA, FEZ O MAIOR ESCANDALO,  NÂO SE DEU AO TRABALHO DE SABER,  OU FEZ QUE NÃO SABIA, QUE SE TRATAVA DE UM MUSEU PARTICULAR, OBVIAMENTE PAGO,   NÃO ENTROU , FICOU DO LADO DE FORA, COM A ESPOSA, IGUALMENTE INDIGNADA, A FILHA ADULTA PAGOU, E  FEZ A VISITA.
A COBRANÇA EM MUSEUS É COMUM NOS MUSEUS EUROPEUS, E NORTE AMERICANOS,  MANEIRA DE  COBRIR CUSTOS, POIS NÃO SÃO SOMENTE CUSTOS DO BÁSICO, COMO MENCIONADO( ÁGUA, ILUMINAÇÃO, CUSTOS COM FUNCIONÁRIOS, MATERIAL DE CONSUMO, LIMPEZA, MAS TAMBÉM AJUDAM NA MANUTENÇÃO DOS ACERVOS,  FAC-SIMILES, RÉPLICAS, ORIGINAIS, TODOS  PRECISAM DE CUIDADOS.


quarta-feira, 3 de agosto de 2016

NOVOS FILMES SOBRE IMPÉRIO ROMANO A SEREM LANÇADOS




Sky e Amazon preparam 

‘Britannia’, sobre a conquista 

do Império Romano de 

terras Celtas

Minissérie é estrelada por Kelly Reilly, 

Zöe Wanamaker e David Morrissey





http://veja.abril.com.br/blog/temporadas/series/sky-e-amazon-preparam-britannia-sobre-a-conquista-do-imperio-romano-de-terras-celtas/





segunda-feira, 18 de julho de 2016

MUSEUS REGIONAIS x MUSEUS CULTURAIS




Neste texto  tento   explanar , alguns pensamentos   relativos a uma questão  , existente na maioria dos museus, incluindo em alguns  museus europeus, mas que são colocados a parte, porque  são exceções,  geralmente museus  com acervos pequenos   e de regiões mais isoladas. No Brasil temos o mesmo problema, só que num estatus muito maior, o que seria este fator       preocupante?  O nacionalismo ou regionalismo  se poderiamos assim dizer. A visão, a meu ver, preocupante, a valorização de determinados conteúdos históricos ou temas, geralmente de forma  supervalorizada e até mesmo agressiva, em detrimento a outros, que passam a ser desvalorizados.
A questão levantada se refere a este tipo de proposta,  muito em voga no Brasil, do "Regionalismo museológico"  ou que poderiamos chamar também, de Museu regionalista, cuja única preocupação ou objetivo é preservação da história local,  através de documentação ou objetos coletados na região, não se interessando em receber em seu acervo, nada que não esteja, no que os especialistas chamam o "temática" do Museu.Não que a tematização seja algo ruim, pelo contrário, mas o grande problema de um museu regional, é o tamanho do acervo ,que precisaria ser considerável, para ser temático, o que a maioria dos museus não tem , acervo.
  O ruim da temátização é o fato de ser uma temátização local somente, não existindo interesse em outros temas de outros locais ou épocas.
A temátização nacionalista e regional acaba sendo danosa, por expor apenas a história local, e de determinado período de tempo, como exemplo cito a região onde vivo, o assunto do interesse de todos os museu da região e cidades próximas é o Tropeirismo, praticamente todos os museus existentes dão enfase a este tema, pois as cidades  foram se formando devido as tropas que passavam , e este assunto virou praticamente o único assunto que parece merecer , ser exposto, enquanto que por exemplo a ferrovia, igualmente importante não é nem mencionado, o pior são assuntos  relacionados a outras culturas, outros povos, ou outros tempos estes não entram na maioria dos museus regionalistas, isto gera um Museu isolado em si, mesmo quase que dizendo um "Museu de consumo interno", você não precisa saber mais nada, além deste tema , o que em minha visão é empobrecimento do conhecimento histórico .Até mesmo  o que deve ou não ser incorporado nos museus regionais criam um caos, cito o exemplo de um museu deste tipo, um dia este museu recebeu uma doação de uma coleção de bules de chá de diversos países, a doação foi aceita, em outra ocasião outra doação foi rejeitada a de um papiro com cenas do julgamento dos mortos, no antigo Egito.
Aqui reina então a confusão, é um museu regional especificamente voltado a temática da região,  mas que aceita uma coleção de bules europeus, e rejeita uma cópia de um papiro egípcio,sou ligado ao estudo da História romana, possuindo um acervo consideravel e objetos originais e facsimiles, se quisesse doar a este museu citado, não seria o meu acervo aceito, por não estar dentro da " temática" do Museu, "que temática", o passado romano não teria vez ali, apesar de nosso passado brasileiro estar ligado ao mundo romano, falamos portugues derivado do latim, nosso sistema juridico, a influência na arquitetura, este passado mais longinquo  e não regional , não teria vez em nossos museus , assim temos uma visão mais empobrecida da História humana, só ficamos no circulo regional. Por isto prefiro os Museus Cosmopolitas, que abrangem todas as culturas e épocas, de acordo com o que vão recebendo seus acervos se enriquecem, a cultura é mais ampla o conhecimento histórico é maior, o que não acontece se você fica só na história local.
 Este tem sido um grande problema dos museus regionais, o cansaço do visitante, que vendo um viu todos, pois todos as cidades acabam tendo o mesmo tema, e como citado os acervos as vezes pequenos, permitem pouca renovação de peças nas exposições, causando a velha reclamação conhecida dos funcionários dos museus, fui ao museu, são mesmas peças que vi a 10 anos atrás , como escutei  de um visitante do museu local em minha cidade.
Muitos podem ao ler este texto dizer, então você é contra os Museus "Regionais" ou "Locais", você os considera pouco importantes, ou de valor dúvidoso? Obviamente que não, a História, seja qual for ela,  seja em que local for, deve ser salva e divulgada.
 A meu ver os Museus devem ser Multiculturais, como muitos,  existentes na Europa e Estados Unidos, com uma visão da "Cultura Humana", todas as culturas, dentro das possibilidades, desde a antiguidade até os dias de hoje,  recebendo em seus acervos, os mais variados tipos de objetos, que jamais entrariam em um museu "regional".
Como exemplo de um "Museu Multicultural",  como eu costumo chamar os museus que tem ampla visão histórica, que realmente nos mostra a valorização da cultura humana, de vários locais e épocas , é o Museu Spurlock nos EUA, ligado a uma universidade, mas que tiveram uma visão rara, de como deveria ser um  "MUSEU" no seu real sentido,  até mesmo no titulo de seu site acertaram em cheio sobre sua visão museológica(Spurlock Museum of World Cultures at Illinois) realmente um local de preservação e difusão do conhecimento,  não somente "local", como lamentavelmente se "pensa" museu no Brasil, onde cada museu "regional", é uma ilhota solitária, isolado e pouco valorizado  pela própria população local, ou "regional", que não vê sua história como significativa.


domingo, 15 de maio de 2016

NOVAS DESCOBERTAS ARQUEOLÓGICAS



 Achados dois rostri da época da guerra Roma-Cartago 

 https://www.repubblica.it/scienze/2019/07/24/news/il_tesoro_delle_egadi_recuperati_due_rostri_della_prima_guerra_punica-231928816/?fbclid=IwAR1ig0gjXv4DrzGc1MxIE_6wf9NiS4tVLm2KL7SlgK92fOWXMD77pWMuUfE


Crânio  descoberto em Pompéia pode ser do filósofo romano Plínio, o velho

https://www.ibtimes.co.uk/this-skull-pliny-elder-hero-pompeii-1637875 

Necrópole romana descoberta em reforma de restaurante em Portugal

 https://www.rtp.pt/noticias/cultura/cemiterio-romano-com-cerca-de-2000-anos-descoberto-na-calcada-do-lavra_v1121739?fbclid=IwAR2e-xRxNQAXJP5SqkBUekhdbTl9Pz7ZDCzazTBzNgHCAak2HnVFyIfW0NI


Mosaico de Zeugma

 http://notaterapia.com.br/2018/09/25/o-incrivel-mosaico-romano-encontrado-em-zeugma-na-turquia/?fbclid=IwAR2atCtTQw3x-3xTFewnbfjKtU8t1YZu8UUDzM9dUBldJKdpKps_1fArByU


Cabe dos deus dionisio (Baco para os romanos)é descoberta em Roma durante escavação de uma muralha medieval

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/historia-hoje/descoberta-cabeca-de-estatua-de-2000-anos-do-deus-baco-em-roma.phtml?fbclid=IwAR0rmV8m38FYf_IIO6X7VeTOGjuI2LgOjRz1GlykP1i2Aby0i5xY43n-AhE



Porque o concreto romano é melhor que o atual???

https://www.gentside.com.br/concreto/por-que-o-concreto-da-roma-antiga-e-muito-mais-resistente-que-o-moderno-misterio-resolvido_art11924.html?fbclid=IwAR0ELQxlZ5gMRgkLbRcmnMQOtmmke_3UjDVFML9_3NR1Lx5Ty2AawVDFnQw


 Descoberto um Domus(residência)romana em obras do metro

https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2018/03/arqueologos-descobrem-palacio-do-seculo-2-em-obra-do-metro-de-roma.html?fbclid=IwAR2nmBcydmje1uWqrmLqY6dxYD4modt2DkoNxASzALmfckHLpwPJRr-c1Jo

Nova data para a erupção do Vesúvio

https://pt.euronews.com/2018/10/17/arqueologos-revelam-nova-data-para-a-erupcao-do-monte-vesuvio?fbclid=IwAR35OK8hwNI0IUTzlPswqPSsrYvLZMl6iZ-29iQcaLeNLrpnU9r5Z_m1LXc


QUARTEL ROMANO DATANDO DO SÉCULO  iII. d.C, DA ÉPOCA DO IMPERADOR ADRIANO É DESCOBERTO DURANTE ESCAVAÇÕES NO VALE DE JEZREEL.

http://mfa.gov.il/MFA/IsraelExperience/History/Pages/Roman-legion-camp-uncovered-at-Megiddo-9-Jul-2015.aspx



 ITÁLIA - ROMA



Metro C, um quartel romanos bloqueia a Mole é alternativas que estudam
QUARTEL ROMANO DATANDO DO SÉCULO  II. d.C, DA ÉPOCA DO IMPERADOR ADRIANO É DESCOBERTO DURANTE ESCAVAÇÕES DE ESTAÇÃO DE METRO.



  http://www.romatoday.it/politica/metro-c-stazione-amba-aradam.html

  http://www.facebook.com/pages/RomaToday/41916963809



http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2016/05/fortaleza-militar-da-roma-antiga-e-encontrada-durante-obras-do-metro.html


 REINO UNIDO


Metro C, um quartel romanos bloqueia a Mole é alternativas que estudam
ESCOBERTAS RUAS ROMANAS


ARQUEÓLOGOS BRITANICOS DESCOBREM RUAS ROMANAS PERDIDAS USANDO VARREDURA LASER

https://gizmodo.uol.com.br/lidar-usado-para-descobrir-ruas-romanas-antigas/




ROMA - ITÁLIA

ARQUEÓLOGOS DESCOBREM BUSTOS DA FAMILIA IMPERIAL DOS SEVEROS EM ROMA

http://roma.repubblica.it/cronaca/2011/02/08/foto/zeus_e_la_famiglia_dei_severi-12230187/1/


JORDANIA

ARQUEÓLOGOS DESCOBRE DUAS ESTATUAS DE AFRODITE OU VÊNUS,  DO  SÉCULO  II d.C, NAS RUÍNAS DE UMA ANTIGA VILA ROMANA EM PETRA


http://www.huffingtonpost.co.uk/entry/petra-2-marble-states-of-aphrodite-unearthed-in-ancient-jordanian-site_uk_57d7fb87e4b0a32e2f6ccd18


 POMPÉIA 

ROMANOS TINHAM SORRISO PERFEITO
 
 http://seuhistory.com/noticias/ciencia-descobre-porque-os-romanos-antigos-tinham-dentes-perfeitos


POMPÉIA

 CONSEGUINDO LER O TEXTO DOS PAPIROS DE HERCULANO

 https://www.facebook.com/groups/176485019419019/?fref=ts

PAPIRO MOSTRANDO SEU INTERIOR 


cross-sections of the scroll

letters from the scroll


POMPÉIA

ROLOS TEM SEU TEXTO EXTRAIDO  COM NOVAS TÉCNICAS

http://www.bbc.com/news/magazine-25106956





Os lasers são usados ​​para medir a forma dos pergaminhos                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            



ITÁLIA - PISA





http://www.corriere.it/foto-gallery/cronache/15_agosto_07/volterra-scoperto-gigantesco-anfiteatro-romano-evento-straordinario-399a3e8a-3d3f-11e5-a2f1-a2464143b143.shtml?refresh_ce-cp

segunda-feira, 25 de abril de 2016

TRABALHO DE RESTAURO ( Cópia Romana de um original grego - Cabeça de mulher - Museu do Louvre

Algumas peças  apesar de fac-simile , vem  com  erros tais como :
- cor que não corresponde  a peça verdadeira.
-Acabamento ruim, cheio de rebarbas  e defeitos como furos de bolhas gerados durante a fabricação da peça, como no caso de resina e mesmo gêsso.
- Ou a peça vem quebrada como no caso o busto mostrado

O trabalho segue as seguintes etapas:

-Limpeza geral
-Quebra de algumas tranças que foram colocadas em posições erradas dando um aspecto feio a cabeça.
-Restauro de partes faltantes  ou falhas ,  tranças posteriores do lado direito, usando dura-epoxi.
-Complementação das tranças que foram feitas apenas a metade, fazer a parte interna, com dura-epoxi.
-Aprofundamento das separações das tranças que estavam pouco profundas(superficiais) utilizando aparelho com brocas para desgaste.
-Reconstrução da base inexistente,  neste caso utilizando gesso.
-Lixamento  e nivelamento da base.
-Lixamento geral  do busto.
- Aplicação  de camada em todo o busto de resina incolor,  para dar mais resistência formando uma pequena camada protetora e resistente, e que também serve de mordente, para que a tinta se fixe melhor.
-Primeira camada de tinta branca (base)
-Segunda camada de tinta com coloração  amarelo claro para simular mármore levemente oxidado.
-Terceira camada de tinta cor ocre em algumas porções da cabeça para se assemelhar a mancha de oxidação mais forte.
-Aplicação da coloração  marrom claro para simular rocha escura.
-Aplicação de linhas  finas para simular veios naturais.
-Aplicação de coloração verde no  pedestal , com simulação de  finos veios amarelados.
-Aplicação de cera com betume, em todo o busto  para simular envelhecimento.
-Polimento do busto para dar brilho do mármore, utilizando tecido de lã e talco em pó.
-Colocação feltro na base, para evitar riscos na superficie onde o busto for colocado.

























Eu e minha bela dama quase terminada







Aplicação  marrom claro nas vestimentas




Antes da aplicação da  cera com betume





Aspecto final

Deu trabalho, mas o resultado  valeu a pena ,