A " FALTA DE CULTURA" É ALGO ESTRANHHO, PSICOLÓGICAMENTE FALANDO, É GERALMENTE ASSOCIADA A FALTA DE INSTRUÇÃO, DE LEITURAS, DE INTERESSES, PODEMOS DIZER QUE ESTE FATOR É EM PARTE RESPONSÁVEL, MAS NÃO TOTALMENTE, QUANTAS VEZES ME DEPAREI COM NOTÍCIAS DE UM CATADOR SEM ESTUDO, RECOLHENDO LIVROS JOGADOS NO LIXO, PARA FORMAR UMA BIBLIOTECA PARA SI, OU PARA SEU BAIRRO, ENQUANTO QUE O DONO " LETRADO" E "INSTRUIDO" JOGOU ESTES LIVROS E AS VEZES UMA BIBLIOTECA INTEIRA NO LIXO. PORTANTO O FATOR INSTRUÇÃO, NÃO É O FATOR VITAL DE TORNAR UMA PESSOA CULTA, PODE AJUDAR ALGUNS, MAS A OUTROS NÃO FAZ DIFERENÇA.O DESINTERESSE CULTURAL PODE TAMBÉM SER DEVIDO AO DESCONHECIMENTO COMPLETO DE DETERMINADO ASSUNTO, VOCÊ NÃO PODE GOSTAR DE ALGO QUE DESCONHEÇE TOTALMENTE.MAS MESMO TENTANDO EXPLICAR, EXISTEM MUITOS CASOS EM QUE NÃO HÁ EXPLICAÇÃO , QUANDO PESSOAS COM FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA E CONHECIMENTOS SOBRE MUITOS ASSUNTOS, MESTRES , DOUTORES , SE MOSTRAM POSSUIDORES DE OPINIÕES, DIRIAMOS EXDRÚXULAS, OU POR QUE NÃO DIZER ESTÚPIDAS EM RELAÇÃO AOS MUSEUS, SEUS ACERVOS.O TÍTULO DO TEXTO MAIS OU MENOS ESCLARECE O TIPO DE PROBLEMA QUE MUITOS MUSEUS ENFRENTAM COM SEUS "VISITANTES", ESTES, MUITAS VEZES DEMONSTRAM OPINIÕES, COMENTÁRIOS, E POR VEZES ACÕES, POUCO CONDIZENTES COM PESSOAS DE BOM SENSO.
DAREI TRÊS EXEMPLOS DESAGRADAVEIS DOS QUAIS SOUBE:
EXEMPLO 01 – TODO MUSEU TEM DE SER GIGANTESCO
ESTE COMENTÁRIO SE REFERE AOS PEQUENOS MUSEUS, MAIORIA NO BRASIL, MUNICIPAIS, OU PARTICULARES, OU SEJA. MUSEUS QUE VIVEM EM EXTREMA DIFICULDADE EM SUA MAIORIA, SE MUNICIPAL, SERÁ O ÚLTIMO A RECEBER VERBAS, SE RECEBER, MUSEU NUNCA FOI PRIORIDADE, , A MAIORIA DAS CIDADES NEM SEQUER TEM UM , E NEM TEM INTERESSE EM CRIAR UM MUSEU.
OS MUSEUS PARTICULARES, QUE EXISTEM MAS NÃO SÃO TÃO COMUNS, VIVEM DA POUCA RENDA(SALÁRIO) DE SEUS FUNDADORES, ALGUNS AINDA SIM, INSISTEM EM SER GRATUITOS, OUTROS COBRAM EM MÉDIA 5 OU 10 REAIS, PELA ENTRADA ,PARA AJUDAR A PAGAR ALGUNS CUSTOS, COMO ILUMINAÇÃO, LIMPEZA, E ÁGUA(BANHEIROS) E ALGUM OUTRO GASTO. A MAIORIA DOS VISITANTES BRASILEIROS, TEM IDÉIAS MEGALOMANIACAS, TUDO TEM DE SER GIGANTESCO, NÃO SE CONFORMAM COM MUSEUS DE TAMANHO REDUZIDO, NÃO LEVANDO EM CONTA AS DIFICULDADES DE SEUS PROPRIETÁRIOS EM MANTÊ-LOS ABERTOS, SÃO OUVIDAS RECLAMAÇÕES, TIPO: ” SÓ TRÊS SALAS”, “ SÓ ISSO”, DIRIA VOCÊ, É O TIPICO PENSAMENTO DE UMA MENTE SEM INSTRUÇÃO, NÃO, JUSTAMENTE O CONTRÁRIO, COMENTÁRIOS DE PESSOAS DITAS “INSTRUIDAS” , EM SUA MAIORIA, ESTES “ESTÚPIDOS” COMENTÁRIOS, SOAM ESTRANHOS EM UM PAÍS, ONDE A MAIORIA DAS CIDADES NÃO TEM MUSEUS, OS GRANDES MUSEUS, CAMBALEIAM DECADÊNTES, POR FALTA DE VERBAS, E FALTA DE PESSOAL COMPETÊNTE PARA SUA MANUTENÇÃO.
OS PEQUENOS MUSEUS PARTICULARES VIVEM SEM AJUDA GOVERNAMENTAL, POIS COMO "PARTIULARES" CREẼM ELES QUE SÃO POSSUIDORES DE VERBAS POLPUDAS, É PARTICULAR TEM DINHEIRO.
EXEMPLO 02 - ESSE MUSEU SÓ TEM RÉPLICAS??????
POUCO TEMPO ATRÁS, UM AMIGO QUE TEM UM MUSEU PARTICULAR ME CONFIDENCIAVA, SOBRE UMA VISITANTE, QUE CHEGOU, OLHOU, NADA PERGUNTOU, E PARTIU. SEMANAS MAIS TARDE O REFERIDO DONO DO MUSEU OLHANDO AS AVALIAÇÕES NO TRIPVISOR SE DEPARA COM A AVALIAÇÃO DA VISITANTE "CALADA", RESULTADO "RUIM", INDIGNADA A AZEDA VISITANTE DESPEJOU SUAS CRÍTICAS, "PEQUENO, NO SUBURBIO, SÓ RÉPLICAS".ESTA VISITANTE TRATAVA-SE DE UMA ADVOGADA PORTANTO "INSTRUIDA", REDONDO ENGANO,VEMOS AQUI UMA DAS PRAGAS EM TERRAS BRASILEIRAS, O "VISITANTE CAIPIRA", ESTE SÓ ESPERA VER OBJETOS ORIGINAIS, MAS SE EXISTEM NÃO DA A MÍNIMA ATENÇÃO A ELES APENAS UM OLHAR DESINTERESSADO E RÁPIDO, NÃO CHEGAM NEM A LER AS INFORMAÇÕES NAS ETIQUETAS QUE ACOMPANHAM AS PEÇAS, POIS SE NOSSA " AZEDA E CHUCRA" VISITANTE TIVESSE LIDO AS INFORMAÇÕES VERIA QUE VÁRIOS OBJETOS NO MUSEU QUE VISITOU ERAM ORIGINAIS, EM PAISES "CIVILIZADOS" COM EUA, FRANÇA, ITÁLIA, ESPANHA, ETC É COMUM SE ENCONTRAR EM GRANDES MUSEUS COLEÇÕES FACSIMILARES OU SEJA CÓPIAS IDÊNTICAS DO OBJETO ORIGINAL, QUE PERTENCE A OUTRO MUSEU, MUITOS DESTES FACSIMILES ACABARAM SE TORNANDO "ORIGINAIS", POIS OS VERDADEIROS FORAM DESTRUIDOS DURANTE A II GUERRA MUNDIAL, QUANDO MUITOS MUSEUS FORAM DESTRUIDOS POR BOMBARDEIOS,OCASIONANDO A PERDA IRREPARÁVEL DE COLEÇÕES DE ESTATUÁRIA CLÁSSICA, POR EXEMPLO.FELIZMENTE DÉCADAS ANTES FORAM TIRADAS CÓPIAS(FACSIMILES) DE MUITAS DESTAS OBRAS E DOADAS OU COMPRADAS POR OUTROS MUSEUS AO REDOR DO MUNDO, MAS EM NOSSO POBRE PAIS, A MENTALIDADE DOS "INSTRUIDOS" COMO NOSSA VISITANTE, E MESMO DENTRO DO MUNDO ACADÊMICO ONDE DOUTOS ACADÊMICOS, MOSTRAM O MESMO MENOSPREZO POR ESTAS CÓPIAS,"PORCARIAS SEM VALOR" , ESTE É O LADO "NEGRO" DOS "INSTRUIDOS".NA EUROPA JÁ SE FIZERAM PROPOSTAS DE REPRODUZIR ESTATUARIA , PINTURAS, PARA ENVIAR A OUTROS MUSEUS, POIS NEM TODOS PODEM ATRAVESSAR O CONTINENTE PARA TER ACESSO A OBRAS ESPALHADAS PELOS 4 CANTOS DO MUNDO.A MAIORIA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA JAMAIS TERÁ ACESSO A MONALISA OU AS MARAVILHOSA ESTÁTUÁRIA EXISTENTE NO MUSEU DE ATENAS, MAS SEUS FACSIMILIS PODEM VIR ATÉ NÓS.MESMO AQUI AS DIFICULDADES SÃO IMENSAS MUITOS ALUNOS NÃO PODEM IR A UM MUSEU NA PRÓPRIA CIDADE OU PORQUE MORAM LONGE, O UM MUSEU EXISTE EM OUTRA CIDADE IGUALMENTE LONGE.
EXEMPLO 03 – TEM DE PAGAR?QUE ABSURDO
ESTE, É OUTRO PROBLEMA EM RELAÇÃO AOS VISITANTES BRASILEIROS, ACHAM QUE TUDO DEVE SER GRATUITO, ESTÃO ACOSTUMADOS A PAGAR TUDO , MAS QUANDO SE TRATA DE MUSEU, ACHAM QUE DEVERIA SER DE “GRAÇA”, SABEM PERFEITAMNTE QUE TUDO TEM CUSTO PARA SE MANTER UM MUSEU (LIMPEZA, ÁGUA(BANHEIROS), ILUMINAÇÃO DAS VITRINES, PAGAMENTO DE PESSOAL, MANUTENÇÃO DO EDIFICIO), NO CASO DE MUSEUS GOVERNAMENTAIS, ENFIM, NOSSOS VISITANTES ACHAM INJUSTO, QUE SE COBRE, POIS PAGAM IMPOSTOS, INFELIZMENTE COM A CORRUPÇÃO EXISTENTE, COMO MENCIONEI EM TEXTO ANTERIOR, FAZ DO MUSEU O ÚLTIMO A RECEBER RECURSOS FINANCEIROS, QUANDO RECEBE.
OS PARTICULARES ENTÃO, SE NÃO TIVEREM ALGUMA COBRANÇA, NÃO SOBREVEM, O QUE COBRAM , MAL COBRE OS CUSTOS.
VOLTEMOS AOS “INCULTOS” , OUTRO EXEMPLO, CITEMOS OUTRA VISITA INGLÓRIA, AO MUSEU DE MEU AMIGO, UM “PROFESSOR” DA REDE ESTADUAL DE ENSINO, DE UMA CIDADE DO OESTE DO PARANÁ, CHEGOU COM ESPOSA E FILHA , INFORMADO QUE DEVERIA PAGAR PARA FAZER A VISITA, FEZ O MAIOR ESCANDALO, NÂO SE DEU AO TRABALHO DE SABER, OU FEZ QUE NÃO SABIA, QUE SE TRATAVA DE UM MUSEU PARTICULAR, OBVIAMENTE PAGO, NÃO ENTROU , FICOU DO LADO DE FORA, COM A ESPOSA, IGUALMENTE INDIGNADA, A FILHA ADULTA PAGOU, E FEZ A VISITA.
A COBRANÇA EM MUSEUS É COMUM NOS MUSEUS EUROPEUS, E NORTE AMERICANOS, MANEIRA DE COBRIR CUSTOS, POIS NÃO SÃO SOMENTE CUSTOS DO BÁSICO, COMO MENCIONADO( ÁGUA, ILUMINAÇÃO, CUSTOS COM FUNCIONÁRIOS, MATERIAL DE CONSUMO, LIMPEZA, MAS TAMBÉM AJUDAM NA MANUTENÇÃO DOS ACERVOS, FAC-SIMILES, RÉPLICAS, ORIGINAIS, TODOS PRECISAM DE CUIDADOS.
A COBRANÇA EM MUSEUS É COMUM NOS MUSEUS EUROPEUS, E NORTE AMERICANOS, MANEIRA DE COBRIR CUSTOS, POIS NÃO SÃO SOMENTE CUSTOS DO BÁSICO, COMO MENCIONADO( ÁGUA, ILUMINAÇÃO, CUSTOS COM FUNCIONÁRIOS, MATERIAL DE CONSUMO, LIMPEZA, MAS TAMBÉM AJUDAM NA MANUTENÇÃO DOS ACERVOS, FAC-SIMILES, RÉPLICAS, ORIGINAIS, TODOS PRECISAM DE CUIDADOS.