quarta-feira, 27 de março de 2019

MAIS PEÇAS DO ACERVO

Tecido Copta-egípcio(100-400d.C)período, dominação romana







Pompeia Plotina (em latim: Pompeia Plotina Claudia Phoebe Piso  121-) foi  esposa do imperador Trajano. Ela ficou famosa ,por seu interesse pela filosofia e por sua virtude, dignidade e simplicidade. Plotina era particularmente devota da escola epicurista de Atenas.
Plotina também influenciou diversos aspectos da vida romana de sua época, desde impostos mais justos até obras de caridade para os pobres, inclusive melhorias na educação.

Impressão 3D  no qual fiz os acabamentos necessários  criar a base em gêsso, depois pintura para imitar mármore.





Marco Túlio Cícero (106–43 a.C.)
 Em  latim: Marcus Tullius Cicero,  foi  advogado, senador, escritor, orador e filósofo ,viveu durante a época da República romana  do gens Túlia foi eleito cônsul em 63 a.C. Era filho de Cícero, o velho e Élvia ,teve dois filhos,Cícero, o jovem , consul no ano 30 a.C, e Túlia, Cícero nasceu numa rica família municipal de Roma da ordem equestre , foi um dos maiores oradores e escritores em prosa da Roma antiga.
Sua influência na  língua latina foi tão imensa, que acredita-se que toda a história  posterior da prosa, não só no Latim, como nas línguas europeias, séculos depois, no século XIX . Cícero introduziu os romanos às principais escolas de filosofia grega , criou um vocabulário filosófico latino, até neologismos  como evidentia, humanitas, qualitas,quantitas,essentia.foi também tradutor .Quando da redescoberta da correspondencia de Cicero, que conseguiu sobreviver ao fim do Império Romano , séculos mais tarde por Petrarca, é o inicio do que chamamos de, Renascimento, no século XIV,onde  se resgata a cultura romana clássica.Segundo o historiador polonês  Tadeusz Zieliński, " o Renascimento era, acima de tudo, um reviver de Cícero e, apenas depois dele e através dele, do resto da antiguidade clássica".

Impressão 3D  no qual fiz os acabamentos necessários  criar a base em gêsso, depois pintura para imitar mármore.

Busto de Septimius Severus 3 D

 

Colar de escravo de Zozinus
No colar a inscrição:
FVGITENEMECVMREVOC
VERISMEˇDMˇ ZONINOACCIPISSOLIDVM ⸙

Expandida e pontuada, esta inscrição diz “Fugi, tene me. cum
revoc (a) veris me d (omino) m (e o) Zonino, accipis solidum ” 
 
tradução: Eu fugi; me segure. Quando você me trouxer de volta ao meu senhor Zoninus, você receberá uma moeda de ouro

um dos cerca de 45 colares sobreviventes que datam todos dos séculos IV e V d.C. A maioria foi encontrada em Roma e na Itália central,  três vieram das cidades do norte da África de Thelepte, Lambaesis, Bulla Regia. O colar de Zoninus é o único conhecido com a etiqueta(bronze) ainda pendurada em seu anel de pescoço(ferro). As inscrições normalmente pedem ao observador que impeça o usuário de fugir. Muitos nomeiam o proprietário do escravo, e fornecem um endereço, para devolve-lo. Zoninus é único, pois promete uma recompensa. Nem todos os escravizados eram obrigados a usar tais coleiras; os estudiosos os interpretaram como uma punição, por uma tentativa de fuga, e uma alternativa à prática romana, de longa data, de tatuar escravos fugitivos, no rosto. O colar é evidência física direta da escravidão romana. Diz-nos algo como as pessoas escravizadas eram tratadas e vistas, e o que vivenciaram; pode ajudar a esclarecer ideias e práticas de aplicação das leis sobre, propriedade e trabalho.  A etiqueta pendente foi cortada de uma folha de bronze em  forma quadrada com cantos arredondados, com uma longa extensão em forma de fita cilíndrico no topo. Essa extensão foi dobrada para a frente formando um aro de fixação embutido, que era então fechada com rebites. O anel do pescoço está fortemente corroído, mas parece ter sido feito de um fio de ferro dobrado e rebitado nas pontas. Ao longo da era romana, a fuga de escravos era uma preocupação dos proprietários punida com açoites,  e a já mencionada tatuagem de letras ou palavras na testa. O colar de  Zoninus e outras coleiras de escravos, são um fenômeno da escravidão urbana no período cristão primitivo, no Império Romano ocidental, especialmente na cidade de Roma.Os colares de escravos romanos mostram como a cultura romana visual, epigráfica e material foi organizada para explicar e fazer cumprir as ideias sobre a propriedade humana.